quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Troca

Quantos de vocês lembram daqueles programas de TV em que a pessoa entrava numa cabine, colocava fones de ouvido e toda vez que a luz vermelha a sua frente acendia ela precisava responder sim ou não? Do lado de fora da cabine ficava o apresentador, com inúmeras coisas ao seu redor, perguntando se o participante queria algum dos prêmios.

Particularmente, eu tinha muita raiva quando a pessoa trocava algo super bom por algo sem tanto valor. Se pudesse ligar pro programa ou entrar na TV pra avisar a pessoa que ela estava prestes a fazer uma péssima escolha, eu o faria...rs.

Pois é... e se eu disser a vocês que nós fazemos algo pior?

No exemplo acima, a pessoa não vê, nem ouve quais são as propostas de troca... nós vemos, ouvimos e ainda que no fundo dos nossos corações saibamos que a troca é desproporcional, porque o “bem” que estamos deixando de lado é muito mais valioso do que aquele que estamos pegando no lugar, fazemos a troca.

Capaz?! É verdade... e vou lhes provar isso, mas antes, vamos para a palavra...

Gênesis 25:27-34 – E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Aqui vemos a história de Esaú e Jacó, para aqueles que não conhecem a história incentivo a leitura do capítulo. Para a reflexão que pretendo fazer, preciso que saibam que Esaú era mais velho (ainda que por minutos) do que Jacó e, portanto, dentro das leis da época e a crença de seu povo, tinha privilégios que Jacó não tinha. As pessoas deixavam claro isso.

Como lemos neste trecho da palavra, certa vez Jacó aproveitou determinado momento de fraqueza da Esaú para lhe fazer A proposta. Esaú sabia que a primogenitura era importante, mas para Jacó era ainda mais importante. Pense o que é passar a vida toda vendo as pessoas que você ama dando mais atenção para o seu irmão ou mesmo sabendo que o dia em que fossem adultos tudo o que sua família tinha passaria para seu irmão. Que não importava o que ele fizesse, não poderia mudar seu “destino”. Então, teve a ideia de propor a Esaú que trocasse seu alimento por sua primogenitura. Depois de tudo o que expliquei sobre o que significava ser primogênito, não fica claro que a troca é desproporcional? E ele trocou. Depois teve que sofrer as consequências de sua troca e perdeu a benção e tudo o que decorria dela.

Dia após dia fazemos essas trocas. Quando você escolhe mentir, trocou uma consciência tranquila e uma vida sem máscaras, por momentos de ilusão. Quando escolhemos ouvir o que os nossos inimigos tem a dizer ao nosso respeito, trocamos as palavras Daquele que nos criou e nos ama acima de todas as coisas, por mentiras e mágoas. Quando você escolhe ter vários relacionamentos amorosos em que não há sentimento verdadeiro envolvido, você troca o privilégio de ter alguém separado por Deus pra viver ao seu lado, te amando e te respeitando por toda vida, por instantes de prazer ou de status. Quando não obedecemos a Deus e cumprimos a Sua palavra, trocamos a VIDA EM ABUNDÂNCIA, A ALEGRIA COMPLETA, por uma vida condenada ao fracasso e que tem como ponto final o inferno.

Até mesmo Jesus foi tentado a fazer trocas, mas firmou seus pés na palavra e fez as escolhas corretas... não se desviou nem para a direita, nem para a esquerda.

Lucas 4:1-13. E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome. E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus. E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.

Ficou pesado? Quero falar sobre outras trocas...


Mateus 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Uma das inúmeras trocas da bíblia que mais mexem comigo: Isaias 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


João 10:10b – (...) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Troque o comando de sua vida com Ele... certamente essa será uma troca segura!

3 comentários:

Carlinha disse...

Nossa Carol!! Muito lindo este post! Me fez refletir sobre as tantas escolhas que já fiz e, principalmente naquelas que ainda posso 'mudar', ou seja, as futuras escolhas!!

Deus te abençoe sempre manaa!!!

DANE disse...

Boa Carola!Toda escolha implica em uma renúncia...vamos renunciar às nossas vontades, ao pecado, a morte!E escolher a vida, a verdade, Jesus!TODOS os DIAS!Que possamos encontrar lugar de arrependimento...lugar que Esaú,mesmo com lágrimas, não encontrou.

A Maquiagem e Você disse...

Simplesmente incrível a maneira qe Deus te usa! Essas palavras são águas vivas que transbordam para matar a sede e para chegar ate essa fonte precisamos fazer trocas; amei Caro. A palavra de Deus é maravilhosa! E vc é uma princesa do Senhor! Parabéns pelo trabalho! Bjos Fran