quinta-feira, 18 de novembro de 2010


Hoje pego emprestada a palavra ministrada pela Carlinha no Almoço com Deus. Segundo ela a palavra foi inspirada em ministrações do Pr. Luciano Subirá.
Dados os devidos créditos, creio que da mesma forma que me impactou, falará fortemente ao coração de vocês.

1Pe 1:3-9 – Deus nos chamou para viver uma herança preparada para nós.
A nossa pátria está nos céus! Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram o que Deus reservou para aqueles que O amam. Essa é a grande esperança de cada um de nós! “Se esperarmos em Cristo só nesta vida somos os mais miseráveis de todos os homens” (1Co 15:19)
Precisamos viver a consciência e a esperança do céu! A nossa relação com o evangelho não pode ser só para essa vida, mas para aquilo que nos aguarda.
Versículo 6 e 8 – no meio de toda essa alegria, vivemos contristações, que são as provas que enfrentaremos. Por um tempo, QUANDO precisar e NAS ÁREAS que precisarmos vamos ter provas.
Versículo 7 - nossa fé é mais preciosa que o ouro; não existe NADA mais valioso! Nossa fé será provada. O ouro é purificado pelo fogo e a nossa fé também se torna melhor quando passamos pelas provas. (“Buscai primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”)
Que vamos passar pela prova é fato – Is 43:2. Passar pelo fogo faz parte da caminhada com Deus. Nossa fé será testada: Deus a conhece, mas para nós a conhecermos os “testes” se tornam necessários.
Contexto: O Rei Nabucodonosor é contrariado com a revelação de Daniel e constrói uma estátua de ouro para ser adorada, mas Daniel e os 3 amigos se recusaram (Mq 5:13)
Daniel 3:13-30
Porque as provas vêm? Há momentos que vamos nos sentir na fornalha. Como nos comportamos quando passamos pelas provações?
Tg 1: 2-4 – Deus quer que sejamos completos!
As provas vão produzir crescimento e aperfeiçoar nossa fé! (Rm 5:3-5)
A maneira como olhamos para a prova determina como passaremos por ela! (sem naufragar nossa fé) Só conseguiremos glorificar se entendemos que há um propósito nisso!
As provações não vêm por termos feito algo de errado e geralmente vem num contexto de fidelidade a Deus, como nos caso dos 3 na fornalha. Se vivermos de forma contrária ao mundo e a todo o sistema vamos passar provações.
Precisamos entender isso para não ficar com a sensação de sermos mal retribuídos por Deus, que Ele está sendo injusto conosco.
Versículos 16 a 18 – Postura firme! “Isso não é da sua conta!” Valores inegociáveis! – Tem que ser nosso primeiro comportamento na prova! Sem questionar nossa fidelidade. Confiança de que Deus vai nos livrar. O diabo sempre vai nos dar um atalho, um escape.
Versículos 24 a 25 – o 4º homem é o próprio Senhor Jesus! Ele está conosco todos os dias, mas nos momentos de provação Ele se manifesta de uma forma especial! Eles estavam passeando na fornalha! O diabo quer que nos sintamos abandonados nestes momentos para não experimentarmos essa manifestação especial (2Co 1:7-10)
A fornalha não vai durar para sempre e você não sairá queimado dela! E sairá melhor! Enquanto o problema não se resolve nós não vamos permitir que ele nos destrua! At 16:25 – prisão de Silas e Paulo.
A prova tem benefícios:
1) A única coisa que o fogo queimou foi as amarras – vc sairá melhor do que entrou!
2) Sem cheiro de fogo: sem traumas, cicatrizes
3) VS 28-30: ao fim da prova vem a exaltação, intervenções de Deus ao seu favor (2Pe 2:9)
“Em todas essas coisas somos mais que vencedores”
Eu posso não entender porque, mas Ele está sempre certo! Não podemos nos deixar levar pelos sentimentos da nossa alma. Ele está conosco TODOS os dias da nossa vida! (Música 6: Confiança)


Palavra que mais marcou meu coração: “a única coisa que o fogo queimou foram as amarras. Você sairá melhor do que entrou!”

Nenhum comentário: