sábado, 19 de março de 2016

Pra que tanta luz?!


Oi oi oi! Aqui estou novamente pra falar de algo que aprendi com uma experiência pessoal.
Se for sua primeira vez lendo este blog, vai perceber que Deus costuma usar coisas meio bizarras pra falar comigo, então, não estranhe. Se você já é “de casa”, vai curtir essa história.

Quarta-feira passada meu olho começou a ficar de luto. Não tem nada a ver com a situação atual do país (oremos por ele, aliás), mas uma “viúva” resolveu morar no meu olho... hahah =P Eu sei, a piada é péssima, mas uma meia dúzia de amigas riu quando contei a história dessa forma... hahahha acho que elas queriam me agradar.

Bom, não sei se vocês já tiveram viúva (ou terçol), mas não é a situação ideal pra se sentir gatinha. Você fica com a cara abatida, o olho dói mais que tudo, a luz fica insuportável e parece começar a crescer uma verruga de bruxa no seu olho.

Essa foi a segunda vez que tive isso na vida, mas dessa vez o negócio ficou tão feito que eu precisei ir ao médico.

Estava preparada pra passar horas na fila, mas pra minha surpresa (e alegria) fui atendida super rápido (e muito bem também).

Como de costume, a médica avaliou e em seguida deu o diagnóstico e a forma de tratamento. Curiosa, perguntei de onde eu consegui tanto talento pra ter uma viúva pela segunda vez. Calmamente ela respondeu: certamente você coçou os seus olhos com as mãos sujas.

Eu fiz o tratamento e meu olho está quase 100%.

Tá e daí?

Daí que quando a médica deu a causa, o Espírito Santo (louco de esperto) me explicou que: Da mesma forma acontece quando pecamos (fazemos [ou deixamos de fazer] algo, que nessa analogia associo as mãos sujas). Sempre que pecarmos, nossa visão será afetada. E aí meu bem, já era. Minha mente foi além!

1)   Eu coço o olho sem perceber. De igual forma, os pecados que mais afetam as nossas vidas são aqueles “de estimação”. Que já são tão nossos que nem nos damos conta.

2)   Quando pecamos, nossa visão é afetada sobre todas as coisas. Eu enxergava tudo embaçado. Só esse item da pra abrir um leque gigante de assuntos, mas pra resumir, normalmente o desfecho da explanação será aquele esquema do cisco no olho do irmão e da trave no seu (Mateus 7:3-5).

3)   Ainda sobre enxergar as coisas de um jeito errado, não raras vezes a nossa visão sobre Deus fica comprometida também. Sempre tem um vestígio de justiça própria e orgulho nessa parte, sonda aí.

4)   Cara, como a luz incomoda! Eu já tenho uma sensibilidade nos meus olhos verdes, mas com eles inflamados, Senhor... fica impossível ficar de olho aberto com a luz ligada.
Da mesma forma, quando você está em pecado e a luz chega (a verdade da palavra de Deus te confronta), meu amigo, você vai mesmo querer correr.

5)   O tratamento começa por lavar as mãos em todas as vezes que você for tocar os olhos. Como eu não percebo quando coloco a mão no olho, parecia uma pessoa com TOC de limpeza, lavava as mãos o tempo todo.
Além disso, precisava limpar o olho com soro e passar uma pomada anti-inflamatória.
Bom, sobre lavar as mãos e associação disso à palavra de Deus, tem inúmeras referências, mas duas das que mais gosto são a de Efésios 5:26 e Salmos 24:4.
Essa prática de sondar o coração e submeter as nossas mãos (ou a revisão de nossas ações) precisa ser no mínimo diária. Minha oração é que, não como quem tem TOC, mas que possamos estar sensíveis ao Espírito Santo o tempo todo e que Ele possa ter espaço pra nos sinalizar quando uma atitude está prestes a desagradar a Deus ou mesmo logo depois que já a praticamos.
Quanto à pomada, oro pra que não precisemos passar por tratamentos longos de desapego do pecado ou das consequências dele, porque ter um encontro pessoal com o “pus” não é agradável e a hora de colocar o remédio é mesmo dolorida.

6)   Eu falei também da dificuldade de ficar gatinha..hahah dessa vez nem tentei. Estava ali com o olho inchado pra todo mundo ver, mas na outra vez eu arrisquei um rímel e um delineador.
Mas não se engane! Maquiar o pecado não funciona. Os homens podem até não perceber que existe algo errado, mas Deus, que sonda e conhece nossos corações, saca na hora que essa beleza aí é “fake”.

Ah! Eu fiz compressa também, mas no caso do tamanho da inflamação que eu tinha, só ela não resolvia. Da mesma forma, pedir que os amigos orem por você, sem que você mesmo encare o problema de frente, não resolve tá?
___________________________________________________

Hoje, quando eu achava que Deus já tinha me contado tudo o que queria com base nessa experiência, Ele vai lá e sopra: lembra qual a outra forma de tratar “viúva”?
Lembrei de uma amiga que disse: você tinha que por fogo numa aliança de ouro e colocar ali!

Se você é crente “reteté” já se ligou! Hahahha
- Aliança: Ao aceitar Cristo como Senhor e salvador da minha vida, aceitei ser sua noiva (parte dela, no caso). Aceitei a aliança eterna do Cordeiro que prometeu voltar e resgatar o perdido.
- Fogo: Espírito Santo.

Se o pecado que afetou seus olhos estiver na fase inicial, se arrependa, submeta-o ao poder da aliança e do fogo e rapidinho não haverá mais resquício de dano em seus olhos. Do contrário, você vai precisar não apenas crer na aliança e no fogo, mas precisará daquele tratamento completo que citei lá em cima.

Sobre a luz, quanto mais luz melhor!
Não há nada como a liberdade de andar na luz. Você vai aprender que andar nela não é fácil, mas necessário.

No demais, bora lavar as mãos e os olhos!
Deus abençoe vocês!
;)

4 comentários:

Unknown disse...

O título da palavra no culto 'coincidindo' com o título do post um dia depois do mesmo ser postado, só mostra o alinhamento que você está tendo com o Espírito Santo, amei o texto, como todos os outros sempre nos fazendo perceber Deus em coisas tão simples no nosso dia-a-dia, que Ele possa continuar se revelando a você e a nós através desses detalhes que muitas vezes passam despercebidos! Escreva sempre e continue sendo instrumento de edificação para nós! Uhul <3

Caro Menezes disse...

Amém! =D

Caro Menezes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carneiro disse...

Me acostumei com o botão curtir. Não tenho nada a acrescentar ou mudar nesse texto. Perfeito. Então..... curti!