quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Libertos


Meditando em Atos 16:16-40,


16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.
19 E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
21 E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
22 E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
32 E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa.
33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34 E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa.
35 E, sendo já dia, os magistrados mandaram quadrilheiros, dizendo: Soltai aqueles homens.
36 E o carcereiro anunciou a Paulo estas palavras, dizendo: Os magistrados mandaram que vos soltasse; agora, pois, saí e ide em paz.
37 Mas Paulo replicou: Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora.
38 E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos.
39 E, vindo, lhes dirigiram súplicas; e, tirando-os para fora, lhes pediram que saíssem da cidade.
40 E, saindo da prisão, entraram em casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram, e depois partiram.

Pude observar pontos importantes nesta palavra:

1) quantas vezes nos deparamos com uma situação em que Deus quer nos usar e como Paulo hesitamos?! Já faziam vários dias que a mulher possessa pelo espírito maligno os estava incomodando, mas ele esperou até ficar irritado para mandar que o espírito saísse. Deus podia ter libertado aquela mulher desde o primeiro dia. De qualquer forma quando ele entendeu que a aquela mulher precisava ser liberta agiu da forma correta.

2) Depois de libertarem a mulher, ou seja, fazerem a vontade de Deus, começaram a ser perseguidos. Muitas vezes nós não conseguimos entender porque quando estamos fazendo a obra vem sobre nós um desânimo ou mesmo começamos a ser literalmente perseguidos... No entanto é claro que quando saqueamos o inferno e libertamos a alma de alguém que pertencia ao diabo, ele não vai ficar quieto. Vai tentar de todas as formas nos fazer desistir de completar aquilo para o que fomos chamados.

Então Paulo e Silas depois de apanharem muito, são presos. Eles são considerados presos importantes e por isso ficam isolados.

3) Em meio a dor, a angústia, a aflição, ao desânimo, eles resolveram adorar a Deus (v.25). É tão difícil adorar a Deus em meio a luta! Se agradecer já é difícil.. adorar... é quase impossível aos nossos olhos!

4) Qualquer um de nós se estivesse na situação que eles estavam entenderia que os portões se abriram e as algemas foram quebradas porque Deus estava dando um livramento para eles, por isso na primeira oportunidade fugiríamos. (Eu fugiria..rs). Só que Deus queria usar Paulo e Silas no meio daquela situação. E eles entenderam isso.

Não tinha como eles conseguirem ver que o carcereiro estava a ponto de se matar. Não havia luz lá. Tanto que quando Paulo grita para que ele pare porque os prisioneiros estavam todos ali, o carcereiro pede que alguém lhe traga luz para enxergar Paulo e se prostrar aos pés dele. Foi o próprio Deus que mostrou a Paulo que o carcereiro iria tirar a própria vida.

Naquele momento Paulo sabia que toda a sabedoria que Deus havia lhe dado não valeria de nada porque ele falaria com um homem simples e desesperado. Por essa razão a única coisa que ele diz ao carcereiro é: "Crê no Senhor e será salvo tu e a tua casa".

O Evangelho é simples... quem complica somos nós.

5) Depois de ter decidido por Cristo, aquele carcereiro que tinha uma posição superior a Paulo e Silas, afinal ele era o "guarda" e os outros eram prisioneiros, passa a serví-los cuidando de seus machucados provocados pela surra que haviam levado.

Quando alguém é tocado verdadeiramente por Deus a única coisa que lhe importa é servir.

6) Depois dessas coisas Deus os honrou. Fez com que os magistrados resolvessem soltá-los.

Deus tinha poder para impedir que eles fossem açoitados ou mesmo que fossem presos, mas se isso não acontecesse aquele homem e toda a sua casa não teriam tido a oportunidade de conhecer a Cristo.

Deus me ensina a ser vaso de honra nas tuas mãos, independente das circunstâncias.

=)

Nenhum comentário: